Da Redação
Foz do Iguaçu – Entidades de Foz do Iguaçu se unem para combater a corrupção, principalmente, de autoria de políticas, no município. O movimento é encabeçado pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Observatório Social.
De acordo com representantes dessas entidades, o movimento vai chamar a atenção para a situação política local e a série de denúncias envolvendo supostas irregularidades na administração municipal e na Câmara de Vereadores, investigadas na Operação Pecúlio. O apelo publicitário da campanha traduz a indignação da sociedade. “Basta de Vergonha” é uma referência às prisões do ex-prefeito Reni Pereira e de 15 vereadores.
A mobilização popular pede a instauração de uma Comissão Processante para ver se há quebra de decoro parlamentar por parte dos vereadores eleitos e que foram presos. A redução no número de assessores legislativos em cargos comissionados, a prestação mensal de contasma criação de mecanismos que garantam a transparência da gestão municipal, são demandas do movimento.
Em Guarapuava, movimento semelhante foi criado em 2015. Chamado de “Moraliza Guarapuava” o movimento congrega 13 entidades e chegou a lançar um abaixo-assinado solicitando ao Executivo Municipal a realização de uma consulta para a redução e adequação do orçamento da Câmara Municipal.