Da Redação, com assessoria
Curitiba – O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta sexta feira (31), da 3ª fase da Operação Research. O trabalho ocorre em conjunto com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União e visa apurar desvio de R$ 7,3 milhões da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A nova etapa da investigação foca no rastreamento de recursos públicos creditados em contas de falsos bolsistas da instituição e identifica outros possíveis beneficiários. Além disso, também apura o envolvimento de empresa fornecedora de produtos para a universidade. De acordo com a 1ª fase da operação, deflagrada em fevereiro deste ano, houve fraudes milionárias em processos de concessão de bolsas de pesquisa na UFPR.
Estão sendo cumpridos 19 mandados de condução coercitiva e um de busca e apreensão. A ação ocorre nas cidades de Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Campo Grande (MS), Corumbá (MS) e Natal (RN). Participam da operação cerca de 50 pessoas, entre policiais e auditores.