22/08/2023
Esportes Guarapuava

Pista do Jordão atrai pilotos de Guarapuava e região

imagem-132030

Cristina Esteche

Guarapuava – Eles são empresários, profissionais liberais, estudantes, de várias faixas etárias, moram em locais diferentes da cidade e até mesmo em outros municípios. Mas o que todos têm em comum é a prática de subir numa motocicleta, encontrar uma pista e extravasar o estresse da semana.

Eles podem ser encontrados, por exemplo, na pista do Parque Recreativo Jordão, em Guarapuava.

E foi justamente ali, em meio a nuvens de pó, que alguns descansavam do treino, saboreavam uma cervejinha gelada, e observavam as acrobacias de outros pilotos na pista.

O empresário Junior Giorio, é um deles. Ele treinou ao lado de outros pilotos que estarão competindo na etapa que acontece no distrito de Entre Rios, no próximo final de semana. Os treinos acontecem no sábado (29), para as provas de domingo (30).

“Hoje eu estou só brincando”, afirmou.

A pista de 1,3 mil metros de retas e curvas, subidas e descidas, atrai a atenção de pilotos de fora. O engenheiro mecânico Alex Preslak, o empresário João Paulo Rossetin e o dentista Marinho Santini, são de Prudentópolis, mas escolherem a pista do Jordão para treinamentos.

“Eu estou nesse esporte há sete anos, mas desde pequeno sempre admirei e comprei a primeira moto aos 26 anos por incentivo de amigos. Em 2012, comecei a competir”.

Rossetin pratica motocross desde os 15 anos de idade. “Já quebrei a clavícula, mas a adrenalina, a emoção de estar numa pista sempre me motivam”, diz.

Se uns vem especificamente para a prática do motocross, outros unem o útil ao agradável. Esse é o caso de Santini. “Eu vim já pela manhã, aproveitei pra fazer uns 'cuidos' [expressão prudentopolitana para que significa fazer compras ou outros afazeres pessoais] – e durante a tarde eu treino aqui na pista”.

Outro fator que move os pilotos é a oportunidade de rever amigos. “Aqui a gente se encontra, conversa e ainda anda de moto”, diz Giorio.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.