Da Redação, com assessoria
Guarapuava – As ações da Semana de Conscientização da Síndrome de Down tiveram continuidade nesta quarta feira (26), em Guarapuava. Dessa vez, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Ana Vanda Bassara foram para o calçadão da XV de Novembro distribuir panfletos e orientar a população sobre o tema.
Segundo a enfermeira e professora de Saúde Mental, Telma Rossler, é necessário informar as pessoas sobre o assunto para acabar de vez com a discriminação. “Pessoas com Síndrome do Down ainda são discriminadas, às vezes até no próprio ambiente familiar não há estímulo para que eles se desenvolvam e se tornem independentes. É preciso que a sociedade acabe com esse preconceito”, explica.
As ações no Colégio Ana Vanda Bassara vão até sexta feira (28). Na quinta, haverá mesa redonda, onde assistentes sociais, psicólogos, professores e enfermeiros vão compartilhar formas de abordar o assunto. Já na sexta, pessoas que têm casos de Síndrome de Down na família, vão falar das dificuldades e da aceitação pela sociedade.
"Embora o Dia Internacional da Síndrome de Down seja em março, a conscientização faz parte de um planejamento da Secretaria de Saúde. Esse projeto veio para Guarapuava e não queríamos esperar mais um ano para realizá-lo. Decidimos fazer o quanto antes", finaliza Telma Rossler.