Da Redação
Guarapuava – Representantes da Escola Diocesana de Fé e Política de Guarapuava participaram do Seminário Nacional de “Educação Política para a Democracia”, em Brasília. Lá estiveram o empresário José Lima dos Santos e o professor Claudio Andrade, assessor do CEFEP nacional.
De acordo com Andrade, várias lideranças nacionais participaram do Seminário que buscou retomar a educação política como um desafio fundamental.
“Consideramos satisfatórios os passos trilhados, embora conscientes de que temos ainda longo caminho a percorrer no compromisso com a construção de uma sociedade justa e solidária nos caminhos da democracia”.
Para José Lima dos Santos, o debate deixou claro que a participação dos leigos na esfera pública é envolver-se na política. “Nós não podemos fazer como Pilatos e lavar as mãos, não podemos. Os leigos cristãos devem trabalhar na política. Alguém nos dirá: mas não é fácil’. Tampouco é fácil chegar a ser sacerdote. Não são coisas fáceis porque a vida não é fácil. A política é muito suja, mas eu me pergunto: Por que é suja? Por que os cristãos não estão revestidos do espírito evangélico”, entende.