22/08/2023

Paraná pode perder uma vaga na Câmara dos Deputados

Guarapuava – Uma minuta de resolução publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)ontem, quarta-feira(17), em seu site, define o número de vagas na Câmara dos Deputados e de integrantes das assembleias legislativas nas eleições deste ano. O texto da minuta e um pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas, para que
justamente fosse feita a redefinição dos quantitativos de deputados federais, serão discutidos em audiência pública marcada para o dia 24 de fevereiro, a partir das 15h, no auditório do TSE. Nesta audiência, também será discutida a minuta do voto em trânsito para presidente da República nas eleições de outubro.
O Paraná perde uma cadeira na Câmara, redução que também será sofrida pelo Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás, Pernambuco e Piauí. Os estados do Rio de Janeiro e da Paraíba perdem duas vagas de deputados federais cada um na próxima legislatura, segundo o texto da minuta.
O Pará, por sua vez,ganha três vagas a mais,seguido por Minas Gerais que poderá ter aumento de duas cadeiras. Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Santa Catarina ganham um deputado cada um.
A situação não muda nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo