Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarapuava em parceria com a Faculdade Campo Real realiza a 5ª Semana do Meio Ambiente, que nesta edição tem como objetivo abordar assuntos referentes aos resíduos sólidos. “Esses resíduos são todo o lixo produzido pelas indústrias, comércio e também o lixo domiciliar. A discussão sobre esses materiais é muito importante, principalmente porque o lixo é a principal causa de enchentes na cidade”, explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Maristela Procidonio Ferreira.
Com o tema “Resíduos Sólidos: Novos rumos, novas atitudes”, a abertura da Semana do Meio Ambiente será nesta segunda (05) no auditório da Faculdade Campo Real a partir das 19h. A abertura vai contar com uma palestra sobre a atual realidade dos resíduos sólidos no Paraná, ministrada pelo mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental e Coordenador de resíduos sólidos do Estado, Vinício Bruni.
A programação segue até sexta (09) e conta com minicursos, oficinas, palestras em escolas municipais e estaduais, e mutirão para coleta de resíduos eletroeletrônicos. “A participação das escolas é fundamental em eventos assim, pois incentivamos as crianças e adolescentes a serem mais conscientes e cuidadosos com o planeta”, completa a bióloga.
Na última semana, a Prefeitura Municipal instalou mais 300 lixeiras em vários pontos na cidade, desde o ano passado já foram instaladas 900 lixeiras em Guarapuava. “Estamos preocupados em cuidar da nossa cidade, preservar o lugar que moramos, por isso estamos trabalhando na instalação de placas solares, implantação de novos jardins, instalação de novas lixeiras e investindo também na conscientização da população com eventos como o da Semana do Meio Ambiente”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.