Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A terceira edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras da Agrária Malte, desde o início da manhã desta terça (13), já indicava o quanto as inscrições seriam concorridas. De acordo com informações do site da Agrária, entre a meia noite e o encerramento das inscrições, o site foi acessado 6.059 vezes por 544 usuários únicos de 13 Estados brasileiros. No momento da abertura das inscrições, havia 265 pessoas online.
E de fato a expectativa se cumpriu. Iniciado pontualmente às 10h (de Brasília), as 250 vagas para o concurso se esgotaram em tempo recorde – apenas 4 minutos e 2 segundos –, encerrando o processo de inscrição. A lista completa dos inscritos pode ser conferida no site do concurso
O resultado agradou o especialista de marketing do negócio Malte, Rodrigo Matter . “Ficamos muito felizes com o grande número de interessados em participar. Isso demonstra a relevância que o concurso alcançou em todo o Brasil”. Segundo Rodrigo, o objetivo da Agrária Malte ao realizar essa competição é justamente fomentar a cultura cervejeira, estimular os talentos e incentivar os cervejeiros caseiros de todo o Brasil a buscar o aprimoramento contínuo.
Agora o desafio dos inscritos é fazer a melhor cerveja caseira e cumprir as exigências do concurso. LEIA AQUI
De acordo com a organização do certame, cada participante deverá enviar seis garrafas de 500 ml ou 600 ml da cerveja inscrita. As amostras devem chegar à organização do concurso até o dia 16 de agosto.
O julgamento das cervejas acontecerá entre os dias 24 e 25 de agosto, por uma Comissão Julgadora constituída de profissionais renomados da área de cervejas. Os nomes dos jurados serão divulgados oportunamente.
CONCURSO
A novidade desta terceira edição é que não há um estilo específico de cerveja para produzir. Cada competidor é livre para fazer a receita que quiser, desde que a cerveja se enquadre em algum estilo-base de acordo com o BJCP 2015 (Beer Judge Certification Program).
É também um pré-requisito que a cerveja inscrita utilize pelo menos quatro maltes em sua composição, incluindo necessariamente: malte Pilsen Agrária, um malte especial Weyermann®, um malte especial Crisp e um malte especial Dingemans.
Além disso, é preciso que a receita contenha pelo menos uma das seguintes leveduras: London ESB, Windsor, Abbaye, Diamond, Munich Classic e CBC-1.
PREMIAÇÃO
O resultado do concurso será divulgado no dia 31 de agosto, às 10h, no site do concurso e por meio das mídias sociais oficiais da Agrária Malte.
O primeiro colocado poderá produzir sua receita na Cervejaria Experimental da Agrária, com todos os custos de insumos e despesas com transporte, hospedagem e alimentação pagos. O vencedor receberá ainda inscrição gratuita no Curso Bier Sensorik 2018, organizado pela Agrária.
O segundo lugar receberá inscrição gratuita no Workshop de Cervejas Especiais 2018, organizado pela Agrária, com todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação pagos.
E o terceiro lugar ganhará 50 kg de malte Pilsen Agrária, 25 kg de maltes especiais Weyermann®, 25 kg de maltes especiais Crisp, 25 kg de maltes especiais Dingemans, 10 kg de lúpulos e 10 sachês de fermento Lallemand.