22/08/2023



Cotidiano

Corpo de Tio Guarani está sendo velado na Câmara; sepultamento será às 17h30min

imagem-13605

Guarapuava – O corpo de Luiz Cleve Teixeira, o Tio Guarani, já está sendo velado no hall de entrada da Câmara Municipal de Vereadores.
O horário do sepultamento será às 17h30min no Cmitério Municipal.
Tio Guarani era natural da cidade de Ponta Grossa, mas veio para Guarapuava com a idade de 12 anos e aqui passou a sua adolescência e juventude, constituiu família, tornando-se cidadão honorário de Guarapuava, conforme projeto de lei apresentado pelo ex-vereador Valmur Tadeu Loures de Siqueira.
Pessoa atuante foi Diretor da Secretaria da Câmara Municipal, Auxiliar de Gabinete da Câmara Municipal, Vereador por três mandatos, Secretário da Prefeitura Municipal, Secretário do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, Assessor do Departamento do patrimônio Histórico de Guarapuava, Escrivão de Polícia, Escrivão do Tabelião por Lei do distrito de Guará, Sub-oficial do Cartório do 1º Oficio do Registro de Imóveis da Comarca, Oficial Maior do 1º Tabelionato de Notas da cidade, Escrivão do Crime, Júri e Execuções criminais da Comarca, Juiz de Paz da sede da Comarca.
Atuou como o primeiro comentarista esportivo da Rádio Difusora, onde redigia e apresentava um programa esportivo de segunda à sábado na Rádio Difusora de Guarapuava, no horário das 19 às 20h, o qual intitulava-se “Mundo esportivo”. Foi comentarista esportivo da mesma rádio, em jogos amadores, campeonato local e amistosos e nos jogos em que Guarapuava Esporte Clube e Grêmio Esportivo do Oeste, integraram a 1º divisão de profissionais do Estado.
Foi redator esportivo do semanário “Folha do Oeste”, onde escrevia uma página com o título “7 dias no esporte”. Escrevia ainda uma crônica intitulada “Observando”, na Folha do Oeste, na qual focalizava diversos assuntos interessantes da comunidade. Também mantinha uma coluna no jornal “Esquema Oeste”.
Na área de esportes reorganizou o Guarapuava Esporte Clube em 1940, o qual se encontrava inativo desde 1934. Fundou no Grêmio Esportivo do Oeste, diversas Escolinhas de futebol, defendeu o Grêmio como atleta, posteriormente foi secretário da Associação Atlética Batel. Foi técnico do Grêmio Recreativo Esportivo Madeirit.
Autor do compêndio “Guarapuava 1819-1989”, dos livros “Reminiscências do Passado” e “Terceiro Planalto”, livros que retratam a sociedade guarapuavana.
Nasceu no dia 31 de agosto de 1917.
Ocupava a cadeira no 17 cujo patrono é Luiz Daniel Cleve da Academia de Letras Artes e Ciências de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo