22/08/2023



Agronegócio

Avicultores do Pinhão buscam especialização para atender nova legislação

imagem-13622

O Sindicato Rural de Pinhão e SENAR-PR, em parceria com o Setor de Planejamento Municipal, realizam nesta semana a etapa de capacitação de 15 produtores rurais que participam do curso “Trabalhador na Avicultura de Corte”, realizado no Auditório do Sindicato.

Segundo Geraldo Possato, Assessor de Planejamento da Prefeitura de Pinhão, esta demanda surge da necessidade do enquadramento legal dos produtores rurais à Portaria do Ministério Público de 2009, que proíbe a comercialização de aves e outros produtos sem a devida inspeção sanitária. A obra de um abatedouro de aves está prevista e já será licitada neste mês de março ou abril com recursos do Governo Federal.

Esta etapa de capacitação é o momento dos produtores adquirirem conhecimentos extras e avaliarem suas potencialidades e dificuldades. No ano de 2009 alguns produtores de Pinhão foram à cidade de Ampére, onde fizeram uma visita a aviários e abatedouros com os mesmos moldes do projeto que será realizado no Pinhão.

Para o instrutor do SENAR-PR, Marcos César Pereira, da cidade de Toledo, este curso está voltado principalmente ao manejo das aves, a parte ambiental e instalações, é importante para que esses produtores possam minimizar os problemas na produção, com o intuito de atender as necessidades conseguindo um melhor resultado financeiro e um melhoramento na qualidade da produção.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo