22/08/2023
Geral Região

Ao corte da polenta e música italiana, Bituruna abre hoje a 10ª Festa do Vinho

imagem-137226

Da Redação

Bituruna – Com o corte da polenta de 62 metros, ao som de música italiana, será aberta oficialmente na noite desta quinta feira (06) a 10ª Festa do Vinho de Bituruna. O tradicional evento da cidade reúne história, tradição, cultura, lazer e bem estar. A cerimônia de abertura acontece às 19h, junto com a sangria do barril de vinho e a apresentação de rainhas e princesas ao som dos grupos locais: Camare e Tozetti. A festividade segue na sexta feira (07), sábado (08) e domingo (09), com variedade de atrações.

E a alimentação? Que tal uma boa polenta? Com molho de frango caipira e 62 metros de extensão? Ainda mais, feita pela mão de, pelo menos, 80 descendentes de italianos biturunenses. Essa ‘La Bella Polenta’ será servida aos presentes, e de graça. Para gastar energia, na sequência Tchê Garotos com entrada, também, gratuita..

Na sexta feira (07), mais um evento, agora no viés econômico: Congresso da Erva-Mate. Nele, na parceria com a Prefeitura, o Instituto Brasileiro do Mate (Ibramate) vai formalizar a criação de um núcleo no Paraná, justamente no município de Bituruna. A planta está presente em, pelo menos, dez mil propriedades rurais da região e com grande representatividade na economia, emprego e renda.

Ao final do evento, coquetel com produtos oriundos da erva-mate que vai para muito além do chimarão. “São inúmeros produtos”, destaca o prefeito, Claudinei de Paula Castilho. Em seu entendimento, ocupando o posto de presidente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), ele analisa a importância de proposta regional. “Temos que trabalhar essa cadeia produtiva, com auxílio técnico via secretarias e Instituto Emater, busca de empresas ervateirias. Tudo de forma conjunta, como região, em diálogo com todos os gestores municipais”.

A virada de sexta feira, a partir das 23h, será ao som nacional de Maria Cecília e Rodolfo. No sábado e domingo tem Etapa Paranaense de Motocross, Baile da Melhor Idade, apresentações folclóricas, Balada do Vinho (especial country festival), Encontro de Carros Antigos e show infantil. Tudo isso somado à exuberante e robusta culinária italiana e bom vinho. O encerramento está previsto para as 20h, com gratuito de Jair Supercap Show.

Tudo isso, claro, somando de exposição e venda de vinho, suco de uva, cachaça, queijos, salames e embutidos. Casa do Pão, Café Colonial, exposição de artesanato regional, escola de chimarrão, apresentação de grupos italianos, Orquestra de Viola e Nova Geração Gaúcha. Também, espaço cultural, desfile, encontro de motos, área de camping e presença de rainha e princesas da festa. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.