Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A equipe da Secretaria de Agricultura e Turismo de Guarapuava participou do evento Winterbierfest, em Treze Tílias (SC), que reuniu gastronomia com food trucks diferenciados, apresentações culturais austríacas (tirolesa) e alemã, típicas da cidade catarinense. “O objetivo da participação foi obter informações e observar a organização do evento para que, em 2018, Guarapuava realize o seu grande evento do gênero”, ressalta o diretor de Turismo, Marcio de Sequeira.
Treze Tílias recebeu público para degustação de cervejas artesanais (caseiras e de microcervejarias comerciais). O evento reuniu 10 fabricantes que somavam cerca de 70 receitas diferentes, incluindo duas marcas locais, regionais e do Rio Grande do Sul. A maioria dessas receitas utiliza o malte de Guarapuava em suas receitas. “Precisamos aproveitar o fato de que temos as matérias-primas em nossa região e fortalecer o turismo desse segmento. Esta foi uma oportunidade incrível para observarmos e aprendermos mais sobre grandes eventos”, completou o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro.
A produção de cervejas artesanais vem crescendo de forma intensa no Brasil e Guarapuava fornece todas as matérias-primas básicas e de excelente qualidade para o mercado: malte cru (24 tipos), lúpulo (diversos tipos importados da Alemanha) e o fermento cervejeiro (vários tipos importados da França). Entre os apoiadores do evento também estava a cooperativa Agrária, cuja maltaria é a maior da América Latina.
A intenção da Secretaria é realizar no verão de 2018 um evento como o de Treze Tílias, tendo como objetivos atrair grande público e incentivar os produtores artesanais locais. “Queremos que nossos produtores invistam na fabricação e comercialização das cervejas artesanais, para que Guarapuava se torne não só um polo de distribuição, mas de produção de cervejas”, finalizou Itacir.