Da Redação, com Secom
Guarapuava – O guitarrista paulista Maurício Alabama volta a Guarapuava para três apresentações na cidade. A promoção é da Prefeitura de Guarapuava e Secretaria de Educação, através do Departamento de Cultura. Os shows acontecem dias 22, 25 e 26 de julho.
Mauricio Alabama iniciou seus estudos no mundo da música aos 12 anos tocando bateria e violão, mas somente dois anos mais tarde descobriu o prazer de tocar guitarra.
Seu primeiro trabalho foi com a banda “Kick in the Balls”, com influências de punk rock e hardcore. Em seguida foi convidado para trabalhar em uma banda de baile, onde atuou como guitarrista solo. Foi nessa época que aprofundou seus estudos com o seu mestre Everaldo Fuzzeto, guitarrista de blues que adotou Mauricio como discípulo.
Aulas diárias com horas de duração fizeram que o desenvolvimento em percepção musical, improvisação e harmonização o destacassem dos demais alunos. Buscando mais ensinamentos, foi para São Paulo no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), onde estudou com os melhores guitarristas do Brasil: Silas Fernandes, Christian McCarthy e Mozart Mello.
Influenciado pelo músico americano Stanley Jordan, descobriu a paixão pela técnica alternativa de two hands. Mais uma vez se sobressaindo, começou a desenvolver a técnica como autodidata, nascendo assim aplicação até mesmo de duas guitarras simultâneas. Na sede de mais conhecimento, voltou em 2008/2009 para o IG&T, se especializando dessa vez em fusion com o professor Marcio Okayama.
Hoje atua nas Bandas Balaio Bento e Brasil in Conserto. Fundador do projeto Workaula, que mobiliza milhares de estudantes de música no Youtube, Mauricio também tem uma coleção de oito aulas em DVD, vendidas para todo o Brasil, além de cursos de guitarra online. Também é proprietário e diretor do Instituto Musical Alabama, I.M.A., onde leciona guitarra junto dos melhores músicos de Indaiatuba (SP) e região.
PROGRAMAÇÃO DOS RECITAIS EM GUARAPUAVA
22 de julho, às 15h
MasterClass na Igreja Metodista. na Rua Saldanha Marinho, 728
25 de julho, às 19h
Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1399
26 de julho, às 19h
CEEBJA às 19h, na Rua Saldanha Marinho, 2131
entro Estadual de Educação