Da Redação, com assessoria Cohapar
Curitiba – Os prefeitos de Irati, Jorge Derbli, e de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, visitaram a sede da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em Curitiba. Em reunião com o presidente da empresa, na última terça (08), Abelardo Lupion, e o deputado estadual, Pedro Lupion, os gestores municipais atualizaram-se quanto aos projetos em andamento nos municípios, além de buscar mais informações sobre o programa Cartão Reforma.
IRATI
A prefeitura possui uma área completamente loteada há anos que até hoje não possui documentação. Segundo Lupion, a equipe técnica da Cohapar já está fazendo um diagnóstico da região para a elaboração de um plano de trabalho para implantação do programa de regularização fundiária da empresa.
PRUDENTÓPOLIS
Uma iniciativa prevê o atendimento de 89 famílias residentes em condições precárias na Vila Santana com obras de infraestrutura, construção e melhorias de moradias. O projeto faz parte do programa Família Paranaense, com recursos provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Após a conclusão das obras físicas, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, que coordena o programa em parceria com a Cohapar, e a prefeitura promoverão a regularização fundiária da região afetada com a entrega da escritura definitiva aos moradores.
CARTÃO DE REFORMA
O programa, do Governo Federal, permite que famílias recebam uma verba pré-estabelecida para reformas e reparos de suas casas. Em um primeiro momento, serão destinadas 100 unidades para cada município.
O programa consiste na oferta de subsídios de vão de R$ 2 mil a R$ 9 mil para famílias participantes de programas sociais que possuem problemas estruturais em suas casas, danos no telhado ou problemas no sistema hidráulico.
De acordo com o presidente da Cohapar, a equipe está à disposição para oferecer assessoria técnica aos projetos junto às prefeituras. “Esses recursos liberados pelo Governo Federal são de grande importância e contam com o apoio institucional do Governo do Paraná através da Cohapar”, conclui Lupion.
Também acompanharam a reunião o chefe de gabinete e superintendente de Relações Institucionais da Cohapar, João Naime Neto e o diretor de Programas e Projetos, Orlando Agulham Junior.