Da Redação
Guarapuava – O prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) promove alterações no primeiro e no segundo escalões da administração pública de Guarapuava. A solenidade de posse será nesta sexta (18), às 10h, no Gabinete Oficial.
A primeira delas foi na Agência do Trabalhador, cujo chefe regional passou a ser o ex-candidato a vereador Cesinha da Malusa. Cesinha chegou a ser anunciado vereador eleito, mas no período entre o resultado das eleições e a recontagem de votos, perdeu a baga para Marcelinho (DEM). Ele substituiu Adalberto Campos que, por sua vez, se torna o gerente na Secretaria de Trânsito e Transportes, que terá como titular o ex-vereador Airson Horst. Mas as mudanças não param por aí.
Cesar Filho, por intermédio de sua Secretaria de Comunicação Social, anunciou também a mudança na presidência da Fundação Proteger, que vinha sendo conduzida pela médica e advogada, Eliane De Carli. Em seu lugar quem retorna é Lidiane Andrade Vatrin, que já respondeu pela presidência da Fundação antes de Eliane assumir. De acordo com a Prefeitura, Eliane pediu exoneração do cargo, justificando problemas particulares. Recentemente, a entidade foi alvo de escândalo de abuso sexual envolvendo três crianças e três adolescentes que viviam sob custódia numa Casa Lar. Hoje, a Fundação atende 91 crianças nos vários projetos sociais. Entretanto, esse número se altera todos os dias, para mais ou para menos.
A novidade dessa, que pode ser considerada, uma minirreforma administrativa, é a efetivação da Setran. Criada em abril de 2012 pelo ex-prefeito Fernando Ribas Carli, a pasta, porém, vinha sendo absorvida pela Secretaria Municipal de Obras e Viação. Em 2015, Cesar Filho anunciou que a secretaria seria efetivada, mas somente agora isso aconteceu. Nessa época cogitou-se o nome do ex-vereador Thiago Cordova, que respondeu pela chefia regional do Departamento de Trânsito (Detran), para comandar a secretaria. Hoje o escolhido para a função é o ex-vereador Airson Horst (PPS). Ele não conseguiu reeleger-se nas últimas eleições municipais e estava lotado como assessor especial de gabinete. A Setran funcionará nas dependências da Rodoviária Municipal, que já sedia a Secretaria de Agricultura e Turismo.