22/08/2023
Esportes

Torneio reúne grandes nomes do futsal em Guarapuava

imagem-14037

Guarapuava – A cidade sedia a partir de hoje (5) um quadrangular, organizado pela Secretaria de Esportes do Município, contando com a presença de times dos estados mais representativos do futsal brasileiro – São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. O Sul do país, em especial, vem dominando o Campeonato Brasileiro – os últimos nove campeões nacionais saíram da região e ano passado, dos oito times que chegaram as quartas de final, sete eram do Sul.
Para fazer realizar um bom contra Palmeiras/Jundiaí-SP, Joinville-SC e Erechim-RS, a cidade aposta no Guarapuava/Vivo Celluara/ Mary Art, representante local no Paranaense de futsal deste ano. Confirma mais informações sobre as equipes que participam do quadrangular em Guarapuava, que acontece de hoje a domingo no Joaquim Prestes – todos jogam contra todos e a equipe que somar mais pontos fica com o título.
Guarapuava
O time – que treina visando o estadual desde 8 de fevereiro – fez dois amistosos até agora, e venceu ambos, contra Cantagalo e Telêmaco Borba. O técnico Baiano destaca a importância da competição para a preparação da equipe visando o estadual e a qualidade dos adversários. “Essa competição veio bem a calhar, pois ocorrerá pouco antes do início do Paranaense e reúne equipes fortes. O Erechim está se preparando há duas semanas a mais que nós e o Joinville tem um dos três melhores elencos do país”, opina.
O goleiro Brigadeiro, um dos mais experientes do time, também ressalta as dificuldades que Guarapuava deve enfrentar no torneio. “É uma competição difícil com três adversários de nível, jogadores de seleção no Erechim e no Joinville e a forte equipe do Palmeiras que vem trabalhando junto há bastante tempo. Mas temos condições de jogar de igual para igual com todos os times”, comenta.
Para a competição, o único desfalque de Guarapuava é o fixo Ademir, contundido.
Joinville
O atual campeão catarinense, eliminado nas quartas de final do Brasileiro do ano passado, vem com novidades a Guarapuava. O time – que ficou em quarto lugar em outro quadrangular, realizado em Gramado (RS) este ano – trouxe para esta temporada jogadores como o goleiro da Seleção Brasileira Franklin (foto, ex-Jaraguá do Sul), o fixo Júlio, o ala Rubinho (destaques de Umuarama em 2009), além do pivô Bolinha, artilheiro dos dois últimos Paranaenses por Maringá. Outro que chega ao clube é o técnico Paulinho Cardoso.
“Essa competição será importante para adquirirmos entrosamento e melhorarmos os aspectos técnicos e táticos, já o estamos em fase de adaptação devido a mudança no comando da equipe”, comenta o experiente fixo André, que participou de todas as convocações da Seleção Brasileira em 2009 e defenderá o país no Jogos Sul-Americanos que acontecem em 2010.
O principal desfalque da equipe para a competição é o pivô Frede, também da Seleção Brasileira, machucado.
Erechim
A equipe gaúcha também passa por uma fase de adaptação – o técnico Cigano, a frente da equipe há três temporadas, foi substituído por Roberto Zacoteguy. Apesar da mudança, o novo treinador é um velho conhecido no clube e está em sua terceira passagem pela equipe – em 2005, Zacoteguy participou da campanha que levou o clube ao vice-campeonato nacional.
“Montamos uma equipe diferente e estamos começando nosso trabalho com uma nova filosofia. Utilizaremos o torneio para dar ritmo de jogo aos atletas e avaliar o que precisa ser melhorado para o restante da temporada”, avalia o técnico.
Palmeiras/Jundiaí
O representante paulista também se prepara para 2010, ano em que a equipe deve disputar pelo menos quatro competições: Metropolitano, Paulista, Copa Independência e Jogos Abertos. Para se sair bem em Guarapuava, e no restante da temporada, o Palmeiras aposta em duas armas: o entrosamento e a combinação entre juventude e experiência.
“Mantivemos 70% do elenco de 2009. Também trouxemos reforços, priorizando características especificas como a facilidade para trabalhar pelo lado esquerdo da quadra. Apostaremos em uma mescla entre juventude e experiência para mantermos o nível do ano passado”, enfatiza o técnico Walmir de Souza – em 2009 o Verdão foi vice no Metropolitano.
O clube, que realizou sua pré temporada em Indial (SC), tem como destaques os jogadores Dengue, Carlinhos, Betinho (todos alas) e Fábio (fixo), além da revelação Vitor, oriundo do futsal catarinense e que também faz parte da Seleção Brasileira sub-20.
A tabela da competição
Dia 05 de março (sexta-feira)
19 h – Krona/Joinville x Palmeiras/Jundiaí
20h30 – Deportivo/Guarapuava x Atlântico/Erechim
Dia 6 de março (sábado)
18 h – Deportivo/Guarapuava x Palmeiras/Jundiaí
19h30 – Krona/Joinville x Atlântico/Erechim
Dia 7 de março (domingo)
9h30 – Atlântico/Erechim x Palmeiras/Jundiaí
11h – Deportivo/Guarapuava x Krona/Joinville
Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias
Foto: Nagel Coelho/Rede Sul

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.