22/08/2023




Economia Paraná

Ponta Grossa está sendo a Capital do Turismo no Paraná

imagem-140638

Cristina Esteche

Ponta Grossa – A Paraná Turismo decretou Ponta Grossa como a Capital do Turismo Paranaense, pelos próximos três dias. Nesse período está acontecendo o II Salão de Turismo dos Campos Gerais realizado pela Fundação Municipal de Turismo e da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur), com apoio do Governo do Paraná, Sebrae, Sicredi, Federação do Comercio do Estado do Paraná (Fecomércio), entre outras entidades e instituições.

Paralelamente, acontece o Press Trip, evento que atraiu 30 jornalistas do Brasil e da América do Sul.

Ponta Grossa é um município com cerca de 340 mil habitantes, segundo estimativas da Funtur. Localizada na região dos Campos Gerais, no segundo planalto paranaense, possui uma economia baseada na indústria, no comércio, na agropecuária. Mas é no turismo que PG se projeta para o futuro. “Temos muitas riquezas, muitos atrativos e um povo feliz que recepciona os vizinhos e aproxima os turistas mais distante”, disse a prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, que também preside a Funtur.

Com um trânsito organizado, cidade limpa, um calçadão para onde convergem pessoas de todos os bairros da cidade, além de visitantes, e uma beleza natural de encher os olhos, Ponta Grossa tem a marca da união da classe empresarial e da vontade política do Poder Público em desenvolver e fazer crescer, não apenas o município, mas as cidades do seu entorno. Exemplo disso é o II Salão de Turismo, aberto na noite dessa quinta (24), com a presença de prefeitos da região, entre outras autoridades.

Com um clima subtropical úmido e temperaturas que oscilam entre 18 e 22ºC nos meses mais frios, o município se destaca economicamente por sediar um parque industrial que é considerado o maior do interior do Estado. Somente do Paraná Competitivo, programa do Governo do Paraná, o município já recebeu mais de R$ 2 milhões e ainda conta com mais R$ 50 milhões de investimentos privados em execução, com estimativa da geração de 1,5 mil empregos diretos e indiretos até o final de 2018.

Ponta Grossa, que já teve a sua economia com base no cultivo da soja, agora está preparada um o novo nicho, olhando para o turismo regional. “O turismo será uma das principais fontes de renda dos Campos Gerais”, enfatiza Elizabeth Schmidt. E ela fala com autoridade de quem conhece o setor. Com a realização do II Salão de Turismo, a rede hoteleira da cidade está lotada.

De acordo com a representante da Paraná Turismo, Daisi Ribeiro, o Paraná possui 14 regiões turísticas, das quais, quatro se destacam e os Campos Gerais estão nesse ranking, por ter um dos maiores fluxo de turistas do Estado.

O II Salão de Turismo está sendo realizado no Shopping Paladium, com exposições, atividades culturais, Feira de Negócios, I Encontro Sul Brasileiro de Cicloturismo, Lançamento do Passaporte Paraná Turístico – O melhor do Paraná para os paranaenses, lançamento do livro 'Turismo e Gastronomia da Região dos Campos Gerais', de Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas, entre outras atividades. O Salão se encerra no domingo (27).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo