22/08/2023
Guarapuava

Autogovernar é preciso | Dartagnan da Silva Zanela

imagem-140734

(i)

Tem um monte de caiporas que gostam de colocar uma máscara e sair quebrando tudo e intimidando todos achando que isso seria a coisa mais linda do mundo e aí, se qualquer um ousar dizer que isso não é de jeito nenhum uma manifestação democrática, mas sim, tão só e simplesmente uma série de atos de vandalismo e terrorismo, a tigrada progressista pira, fica louquinha da silva e, por isso, lá pelas tantas, as mentes bem pensantes não perdem tempo e passam a rotular aqueles que apontam para o óbvio ululante com a etiqueta de agente fascista. É mole ou quer mais? Tem mais. Muito mais.

(ii)

Não são sociedades secretas que governam o mundo. É o apedeutismo manipulado pelos espertos que o transformam em força política e estrategicamente o organizam para realização dos fins – discretamente ou não – determinados por eles. E isso é muito, muito mais sinistro que a atuação de uma e outra sociedade secreta aqui e acolá.

(iii)

Uma vida que se fecha para a transcendência é uma vida que, de certa forma, encerrou-se em si mesma.

(iv)

Todo aquele que coloca como meta maior de sua vida a possibilidade de obter uma regalia, devida ou indevidamente, das potestades estatais é uma pessoa que não pode queixar-se da má governança de nosso triste país, porque quem não sabe autogovernar-se, infelizmente, mal governado será.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.