22/08/2023



Saúde

Começa a vacinação contra a Influenza A em Guarapuava

Guarapuava – Começa hoje (8) a primeira de cinco etapas previstas da vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1). A meta total da campanha nos cinco períodos em Guarapuava é imunizar 84.723 pessoas, segundo o médico Fernando Pedrotti, chefe do Departamento Epimideológico de Guarapuava.
Nesta primeira etapa, que segue até 19 de março, serão vacinados apenas os profissionais da área da saúde que atendem o público, num total de 1727 pessoas.
A segunda etapa da campanha, que será entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses).
As mulheres que engravidarem após esse período deverão procurar um posto de saúde até o final da campanha e terão vacina garantida. Já as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose.
A terceira etapa de vacinação, que vai de 5 a 23 de abril, imunizará adultos de 20 a 29 anos. A etapa seguinte, de 24 de abril a 7 de maio, coincidirá com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, o foco da campanha serão os idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas (Obesidade grau 3, portadores de doença respiratória crônica desde a infância, como fibrose cística, displasia broncopulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença neuromuscular, com comprometimento da função respiratória, como por exemplo a distrofia muscular, diabetes, cardiopatas, portadores de imunodeficiência).
A quinta e última etapa será de 10 a 21 de maio, com a vacinação entre a população adulta de 30 a 39 anos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo