22/08/2023



Agronegócio

Agrária promove, hoje e amanhã, Dia de Campo de Verão 2010

imagem-14151

A Agrária promove nestes dias 9 e 10 de março, na FAPA, no distrito de Entre Rios, seu Dia de Campo de Verão 2010. Com atividades das 8h às 18h, o evento, em seu primeiro dia, é voltado aos cooperados. No segundo, é aberto ao público em geral. O objetivo é difundir tecnologia que ajude o produtor de milho e soja a obter melhor produtividade, rentabilidade e qualidade no campo. Além de cooperados e agricultores da região, é esperada a presença de agrônomos, pesquisadores e estudantes de cursos médios e superiores ligados à agricultura.
A FAPA apresentará quatro estações, abordando a evolução da produtividade do milho na Cooperativa, a resposta das culturas à calagem, o manejo da ferrugem asiática na soja e as novas cultivares de soja e o manejo de plantas daninhas em soja RR (confira mais detalhes abaixo). Outro ponto que promete chamar a atenção dos participantes é a palestra de Eugênio Stefanelo (engenheiro agrônomo, doutor em economia agrícola, analista da Conab e professor da UFPR e da UNIFAE) – considerado hoje um dos maiores especialistas em agronegócio do Brasil, ele abordará o tema “Mercado de milho e soja e política de câmbio”, numa palestra com o apoio do Sescoop.
Neste ano, o segundo dia da programação do Dia de Campo de Verão 2010 também faz parte de outro evento: o encontro internacional Milho Brasil. O encontro é promovido pela Prefeitura de Guarapuava e visa difundir tecnologia para o milho e destacar que, em Guarapuava, se registram elevadas produtividades naquela cultura de verão. O dia de campo da Agrária é a primeira atividade do Milho Brasil.

Estações da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA):
Manejo da ferrugem asiática na cultura da soja / Heraldo Feksa
Avanços tecnológicos e ganhos de produtividade do milho nos últimos 30 anos na Agrária / Celso Wobeto
Resposta de culturas à calagem / Sandra M.V. Fontoura
Novas cultivares de soja e manejo de plantas daninhas em soja RR / Vitor Spader

Empresas de sementes:

Agroceres
Agroeste
Brasmax
Coodetec
Dekalb
Dow
Embrapa Soja
Fundação Meridional
Nidera
Pioneer
Syngenta Seeds

Estações de agroquímicos:

Arysta
BASF
Bayer
Cheminova
Dow
Dupont
FMC
Monsanto
Stoller
Syngenta

Tecnologia contribui para evolução das culturas
Ao longo de seus 15 anos, a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) tem trabalhado em alguns projetos em parceria com importantes instituições de pesquisa e/ou universidades. Testando o comportamento de diversos materiais (cultivares e híbridos) nas regiões de Entre Rios, Guarapuava, Pinhão e Candói, a FAPA tem gerado informações que apontam as melhores formas de se produzir milho, soja, trigo e cevada nestas áreas do Paraná.

2008/2009
Milho:
Área: 36.402 hectares
Produtividade: 9.954 kg/hectare
Produção 362.369 toneladas:

2008/2009
Soja:
Área: 69.119 hectares
Produtividade: 3.238 kg/hectare
Produção: 223.841 toneladas

FAPA apresentará palestras no encontro Milho Brasil

Pesquisadores da FAPA também apresentarão palestras no encontro internacional Milho Brasil, promovido pela Prefeitura de Guarapuava, no Pahy Centro de Eventos. No dia 11/3, Heraldo Feksa detalhará o tema “Evolução do complexo de doenças na cultura do milho” (15h15); no dia 12/3, Celso Wobeto vai enfocar o “Histórico da cultura do milho na Cooperativa Agrária Agroindustrial” (11h).

Assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo