Da Redação
Guarapuava – Após dois anos no comando do 16º BPM, sediado em Guarapuava, o tenente-coronel Erich Osternack será transferido para o comando do Batalhão da Polícia Rodoviária do Paraná. Em seu lugar, quem assume é o também tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, que hoje responde pelo Batalhão Escolar da PM, em Curitiba.
A troca de comando é uma prática da Polícia Militar e acontece conforme o interesse do Comando Geral. No caso de Osternack, ele foi convidado para comandar o Batalhão da Polícia Rodoviária, segundo informou a tenente Beatriz Manfroi. “Essa rotatividade no escalão superior é normal e acontece a cada dois ou três anos para revitalizar, aplicar uma nova metodologia na unidade’.
O novo comandante, que ainda não tem data para assumir, terá sob sua responsabilidade 24 municípios e cinco distritos, com um efetivo de 500 policiais. Deste total, 150 cuidam da segurança pública em Guarapuava, incluindo os distritos da zona rural e as equipes operacional e administrativa. Somente nas ruas, são 100 policiais, divididos entre os pelotões do Choque, trânsito, operações, módulo móvel, patrulha escolar e pelotão de escoltas. Há também cinco viaturas para as operações rotineiras, com dois policiais cada.
De acordo com a tenente Manfroi, há também escalas diferenciadas, com mais duas viaturas, nos horários de maior índice de ocorrências, a partir das 20h.