22/08/2023



Agronegócio

Paraná amplia produção de grãos em 20% e consolida liderança

imagem-14171

Da redação – O Paraná consolida sua posição como maior produtor de grãos do País, e vai colher em 2010 um volume de 30,3 milhões de toneladas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou sua pesquisa mensal sobre levantamento de safra realizada no mês passado e constatou que a produção paranaense será ainda maior. O levantamento de março, publicado nesta terça-feira (09) aponta um aumento de 20% sobre a produção obtida no ano passado, safra que foi prejudicada pelo clima.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, a pesquisa do IBGE evidencia a boa produtividade das lavouras de milho e soja, além dos resultados positivos da safra de verão e dos que estão sendo esperados na safrinha. “A expectativa é que a produtividade e a redução nos custos de produção diminuam o impacto da queda dos preços dos produtos agrícolas neste ano”, acrescenta o secretário.

A produção nacional de grãos também foi reavaliada positivamente pelo IBGE. De acordo com a perspectiva da colheita o volume de 145,1 milhões de toneladas será recorde, superior em 8,5% ao obtido em 2009, quando foram colhidas 133,8 milhões de toneladas. O avanço da colheita da safra 2009/10 revela ganhos de produtividade nas lavouras de milho e soja, que são as principais lavouras cultivadas no Paraná durante a safra de verão. No Estado, o resultado é atribuído à recuperação da normalidade do clima e à aplicação de tecnologia pelo produtor.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo