22/08/2023
Cotidiano

Força Verde Mirim forma mais uma turma em Quedas do Iguaçu

imagem-14254

Mais uma turma do Força Verde Mirim teve a sua formatura em Quedas do Iguaçu, região centro-sul do estado. Essa é a segunda turma de crianças e adolescentes da cidade, formada pelo projeto desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb FV), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a iniciativa privada. 36 alunos participaram de aulas práticas e teóricas sobre educação ambiental e ética, apreendendo conceitos de civilidade, respeito às pessoas, à biodiversidade e ao meio ambiente.

“Investir nas crianças é acreditar em um futuro mais digno e consciente, principalmente quando se trata das questões ambientais. É por isso que o Força Verde Mirim está sendo trabalhado para alcançar a meta de atender 15% dos municípios do Estado”, afirma o subcomandante do BPAmb FV, major César Lestechem. “São crianças de baixa renda, entre 10 e 14 anos que participam de ações que visam a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de abordar questões de civismo, moral e ética”, afirma o coordenador do projeto, tenente Ivan Fonseca Filho. “Em encontros quinzenais com os policiais ambientais, as turmas de 40 crianças aprendem a ser cidadãos conscientes, críticos e multiplicadores de informação”, completa o tenente.

“Com as aulas, os alunos tem uma noção maior de civismo, além da ordem unida e da disciplina, que os ajuda muito na relação em casa com os pais, irmãos e também com outras pessoas da sociedade”, afirma a sargento Leila Ribeiro Biller, que auxiliou no projeto. Para Tarso Giacometo, Diretor Administrativo da empresa Araupel, parceira no projeto, o conteúdo das aulas contribui de forma positiva na formação dos alunos. “Somente com a educação garantiremos um mundo melhor”, afirma.

A empresa Araupel, em parceria com Força Verde, pretende formar pelo menos duas turmas por ano. E segundo a sargento, a importância desse tipo de trabalho para os policiais vai além da gratificação pessoal. “Nós policiais militares enquanto formadores de opinião, nos encontramos numa situação de exemplo para a criança. Viemos a Quedas do Iguaçu para formar esta turma e estas crianças terão alguma forma de acompanhamento, de atenção”, afirma Biller.

Para o Diretor da Escola Alto Recreio, onde o projeto foi desenvolvido, Dírcio Ferreira da Silva o trabalho já rendeu bons resultados. “É uma honra para o colégio receber projeto da Força Verde, pois ele ajuda os alunos a se conhecerem e conhecerem melhor seus colegas de forma a respeitar mais uns aos outros”, afirma. A Primeira-Dama de Quedas do Iguaçu e Secretária de Ação Social, Paula Revers Prado, também elogiou a atitude. “Projetos assim muito contribuem para o desenvolvimento do Município, além ajudar a resolver muitos problemas ambientais”, disse. E a vice prefeita, Marlene Revers, ressaltou a importância dos alunos participarem das atividades. “Com certeza essas crianças crescerão sabendo do valor que foi ensinado e saberão transmitir para as futuras gerações os cuidados com a natureza e o respeito ao próximo”.

Marcia Santos PMPR

Foto: Soldado Manoel Gomes

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.