22/08/2023
Cotidiano

Estação de tratamento de esgoto Vassoural fica pronta até outubro

imagem-14298

A estação de tratamento de esgoto que está sendo construída abaixo das margens da PR-170, estrada que dá acesso ao município de Pinhão, foi vistoriada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava (AEAG).
A ETE Vassoural, como foi denominada, tem um investimento superior a R$ 11 milhões, com recursos próprios da Sanepar e parte financiada junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social). Mais de 50% da obra já está concluída e a previsão é de que esteja concluída até outubro deste ano.
De acordo com o gerente da estatal, Evando Dal Molin, com a nova estação de tratamento de esgoto e a ampliação do sistema, a rede estará disponível para 80% da população nos próximos anos, “muito acima da média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 65%".
Dalmolin ressaltou a importância das obras também para a economia local na geração de novos postos de trabalho, e enfatizou as oportunidades que as empresas da região têm de se habilitar para a execução de outras obras.
Considerada a maior obra de saneamento básico da região e uma das maiores do Paraná a Vassoural tem capacidade de tratar cerca de 1,2 milhão de litros de esgoto por hora.
Segundo Dalmolin, a ETE Vassoural está preparada para atender o crescimento populacional pelos próximos 20 anos, contando ainda com os projetos para a segunda etapa do empreendimento, que contemplam a execução de mais um reator, filtro e decantador, com capacidade de elevar o atendimento para 30 anos.
"Pude conhecer outras obras desse gênero, mas a Estação Vassoural realmente impressiona pela dimensão e pela capacidade que vai apresentar. É um empreendimento de longo prazo, bem planejado, que segue todas as normas e exigências", declarou Leonardo da Silva Rocha, engenheiro civil e ex-presidente da AEAG.
De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, 15 engenheiros e uma bióloga participaram da visita técnica feita durante a semana.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.