22/08/2023
Geral Paraná

Barragem de Itaipu oferece um espetáculo à parte em outubro

imagem-143343

Da Redação

Foz do Iguaçu – Os tons de rosa, mobilização mundial contra o câncer de mama, vão colorir Itaipu, em Foz do Iguaçu, a partir desta sexta (06). Os visitantes poderão acompanhar o espetáculo às sextas e aos sábados, às 20h e às 21h (após o início do Horário Brasileiro de Verão). O ingresso custa R$ 18. Moradores da região não pagam (mediante a comprovação de endereço).

Durante o acendimento, os 519 refletores e quase mil luminárias refletem no paredão da barragem e valorizam a gigantesca estrutura. A potência instalada no sistema é suficiente para garantir o consumo de uma cidade de 15 mil habitantes.

O show de luzes foi criado especialmente para a usina por Peter Gasper, que foi um dos maiores especialistas em luminotécnica do Brasil. O espetáculo acontece em sincronia com a trilha sonora assinada  pelo diretor musical Antonio Fava.

A adesão da empresa é parte da mobilização mundial de alerta sobre a doença. Somente no Brasil, o câncer de mama mata anualmente 14 mil pessoas. São quase 58 mil novos casos por ano, no país. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O Ministério da Saúde recomenda o exame clínico anual das mamas a partir dos 40 anos de idade, e um exame mamográfico a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.

Em Brasília, os prédios do Congresso Nacional, do Ministério das Relações Exteriores e do Palácio do Buriti, sede do Governo Federal, também estão iluminados com as cores da campanha. No Rio de Janeiro, o Outubro Rosa chegou ao Cristo Redentor e ao bondinho do Pão de Açúcar.

Para informações sobre visitas, acesse aqui

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.