Da Redação
Guarapuava – O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, assinou na manhã desta sexta feira (27) um convênio com as instituições de Ensino Superior da cidade, voltado para a área da Saúde, que possibilitará estudantes a estagiar nas Unidades Básicas de Saúde do município. Com isso, Guarapuava passa a ser a primeira cidade do Estado a possuir esta parceria.
A parceria firmada na manhã de hoje faz parte do programa Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) e tem como objetivo a troca de experiência entre profissionais da saúde e acadêmicos, possibilitando uma melhor qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, existem somente 19 contratos assinados dessa natureza, aplicados em 32 municípios. Em Guarapuava, o contrato foi assinado entre a Prefeitura, Unicentro, Faculdade Campo Real, Faculdade Guairacá, Futura, Senac e o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, todos com cursos na área da saúde. “Uma das preocupações das instituições de ensino é com a formação humana dos alunos e isso só é adquirido com o estágio. Quando os alunos vão a campo, eles têm contato com os pacientes que necessitam muito da sua ajuda. Todo o conhecimento adquirido ajuda a coletividade e também na melhoria do sistema”, disse o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio.
Para a secretária municipal de Saúde, Renata Araújo, esta parceria só vem para acrescentar e melhorar a saúde do município. “Todo mundo sairá ganhado, tanto profissionais como estudantes irão se aprimorar e consequentemente melhorar o atendimento ao usuário. Teremos profissionais mais preparados e estudantes que irão vivenciar o dia a dia da saúde e saber na prática o que é e como funciona o SUS”.
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, até o momento 12 unidades de saúde já estão adequadas para receber e dar suporte aos estagiários. “Em breve, outras unidades serão adequadas para dar todo suporte necessário tanto para estudante como para os profissionais. Será um aprendizado mútuo e beneficiará toda a população. Nosso objetivo é ter uma relação harmônica e recíproca, onde os profissionais do município possam contribuir significativamente com a formação dos alunos e, em contrapartida, os alunos ajudem no processo de capacitação e qualificação dos profissionais”, afirmou o prefeito.