Da Redação
Francisco Beltrão – O município de Francisco Beltrão terá novo Fórum. Para isso as obras serão licitadas já no primeiro semestre de 2018. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), após ter feito gestões junto ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Renato Braga Bettega, a pedido do prefeito de Beltrão, Cleber Fontana (PSDB),
Segundo Traiano, o atual Fórum tem 35 anos e sua estrutura não comporta mais o crescimento e a demanda do município. "Devido ao aumento da estrutura do Judiciário e a criação de novas Serventias, instalação de novas repartições e aumento do número de juízes, promotores, analistas, técnicos, oficiais de justiça e servidores de outras áreas”.
O deputado lembrou que, quando o Fórum atual foi construído, em 1982, a população de Francisco Beltrão era de 48 mil habitantes. Hoje o número de habitantes da cidade passa dos 87 mil. “As demandas da cidade cresceram muito e a construção de uma estrutura compatível com a nova realidade se tornou urgente”.
Para o deputado, a nova estrutura, com quatro pavimentos e cerca de 5 mil metros quadrados, que será construída em um terreno de oito mil metros quadrados, terá capacidade de atender as necessidades da cidade. “Será uma edificação moderna, projetada para abrigar as novas tecnologias, que vai atender bem o município”.
Segundo Traiano, o novo Fórum será um marco para o Francisco Beltrão. “Ele será construído em um prédio em frente ao Fórum que a cidade tem hoje, e será interligado com o atual, que vai ser reformado inteiramente o que deve além de melhorar o seu funcionamento ainda se tornar um verdadeiro cartão de visita para a cidade”.
Durante o encontro com Traiano, o presidente do TJ, Renato Braga Bettega destacou que já esteve em Beltrão, conheceu e aprovou o terreno, localizado na rua Guaporé, bairro Presidente Kennedy.
Já o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, avalia que o novo Fórum é uma obra essencial para a cidade. "Precisamos preparar as estruturas para o crescimento da nossa cidade. O local escolhido já foi aprovado pelo Judiciário, que fará um grande investimento num moderno projeto arquitetônico. Precisamos preparar as estruturas para o crescimento da cidade”.