22/08/2023



Educação

Convênio garante manutenção das Apaes no Paraná

imagem-14527

Guarapuava – Uma reunião realizada este mês entre o governador do Estado, Roberto Requião, e representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de todo o Paraná garantiu a renovação de um convênio da Secretaria de Educação do Estado com as entidades. Assim, o repasse de verba realizado pelo governo estadual as Apaes está mantido por pelo menos mais três anos.

“Isso é resultado na nossa luta, que vem sendo travada desde 2007 em prol de uma educação de qualidade para portadores de deficiência. O governo do Estado reconheceu nosso esforço, apesar da pressão do Ministério da Educação e Cultura (MEC)”, comenta a diretora da Apae Anne Sullivan, de Guarapuava, Raquel Benvenutti (foto).

Ela destaca que o MEC vem a algum tempo demonstrando o desejo de encerrar as atividades nas Apaes, com o intuito de encaminhar os alunos ao ensino regular. “No entanto sabemos que esse processo é lento e que muitos estudantes com deficiência teriam dificuldades para acompanhar turmas regulares”, opina.

Raquel destaca ainda que a partir de agora, as Apaes funcionarão como escolas de educação básica, na modalidade educação especial na área de deficiência intelectual e múltipla. “Assim, poderemos continuar normalmente, sem questionamentos do MEC, pois contamos com o apoio dos órgãos de educação ligados ao governo estadual”, explica.

Foto: Nagel Coelho/Rede Sul

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo