22/08/2023



Educação

Professora da Faculdade Guairacá profere palestra nos EUA

imagem-14603

Guarapuava – A professora Dra. Márcia Cziulik (foto), do Colegiado de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá, estará na 5ª Conferência Anual de Avicultura, realizada em Dallas, Estados Unidos, para proferir duas palestras. “Comportamento Reprodutivo de Tucanos na Natureza” é o titulo da primeira delas.
Durante seu trabalho no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, Márcia percebeu que os filhotes de tucanos sumiam do ninho. Para entender como isso acontecia, instalou microcâmeras dentro dos ninhos e percebeu que eram os próprios tucanos adultos que matavam seus filhotes.

A partir de então, a professora viajou ao Pantanal, habitat natural das aves, e com o mesmo procedimento de instalação de microcâmeras nos ninhos, descobriu que o modo de vida na natureza estava sendo reproduzido de forma equivocada em cativeiro, e que a alimentação dos tucanos em seu habitat natural é rica em proteína animal. Nesse momento, então, a pesquisadora adaptou o cativeiro com as informações obtidas no ambiente natural, onde, além de modificar a alimentação, propiciou atividades aos tucanos, para que não se estressassem.
Esse trabalho despertou o interesse da comunidade científica americana, pois nos Estados Unidos existem diversas espécies desta ave, mesmo o país não tendo nenhuma originalmente americana. Márcia relatará seu método de pesquisa, como foram instaladas câmeras em ninhos naturais de tucanos e os resultados obtidos.
A outra palestra abordará o trabalho de sucesso de biólogos do Projeto Arara-Azul do Pantanal, que, com 20 anos de existência, conseguiu monitorar mais de 600 ninhos, acompanhar diversos filhotes, estudar o comportamento e a biologia da espécie e conscientizar a população local para a não comercialização das aves que estavam em extinção. No início do projeto eram cerca de 3 mil animais, hoje, quase 5 mil na região do Pantanal.
Os resultados desses projetos mostram a importância fundamental do Biólogo nas questões ambientais e na preservação das espécies.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo