22/08/2023


Economia Guarapuava

Número de alvarás para micros e pequenos cresce 62% em três anos

imagem-146149

Da Redação

Guarapuava  –  Um levantamento feito pelo programa Guarapuava Empreendedora mostra o crescimento de 62%, no número de alvarás liberados pela Agência do Empreendedor em Guarapuava, nos últimos três anos.

Já nos atendimentos, a alta foi de 140% entre 2015 (com 4.793) e 2017 (12.358 até outubro). E, pela Fomento Paraná, foram liberados 270 projetos desde o início das operações, totalizando cerca de R$ 2,7 milhões em recursos que contribuíram para a economia local.

De acordo com a coordenadora do Programa e agente de desenvolvimento, Ana Cláudia Klosouski, a Agência se consolidou como referência no atendimento aos MEIs e micro empreendedores em Guarapuava.

 A iniciativa, implantada pela administração municipal para potencializar a implementação e institucionalização da Lei Geral dos Municípios, vem melhorando consideravelmente o ambiente para os pequenos negócios, contribuindo principalmente para a geração de emprego e renda. Em três anos de funcionamento do programa, Guarapuava avançou na questão da desburocratização, inovação, associativismo e acesso ao crédito.

A Agência do Empreendedor é responsável por todo atendimento aos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) do município, disponibilizando também serviços para micro empresas. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Programa Guarapuava Empreendedora está disponível para toda classe empresarial, facilitando o acesso ao crédito e oferecendo cursos, oficinas e palestras.

 SERVIÇO

A Agência do Empreendedor funciona no Paço Municipal, com atendimento d​e segunda a sexta-feira das 12 às 17h.

​.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo