Da Redação
Guarapuava – O deputado Evandro Roman (PSD) defendeu nesse domingo (19) a implantação do Sisfron na fronteira entre o Paraná, Paraguai e a Argentina, a partir de 2018. “É um projeto fundamental para a segurança nacional, que a bancada do Paraná no Congresso Nacional tem apoiado, inclusive através da liberação de emendas parlamentares”, disse.
O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras é um dos projetos estratégicos do Exército de sensoriamento, apoio à decisão e de emprego operacional, que fortalece a presença e a capacidade de ação de segurança na faixa de fronteira. O sistema prevê um conjunto de recursos tecnológicos capazes de prover com informações as unidades militares.
No Paraná, 19 municípios fazem fronteira direta com o Paraguai e a Argentina, numa extensão de 1,4 mil quilômetros, e outros 120 municípios estão localizados na área de influência da fronteira.
A unidade do Exército que abrigará o Centro de Controle está sediado em Cascavel e controlará os postos militares paranaenses de Guaíra, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e o de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.