Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC) vai estar em festa no próximo sábado (25), quando várias celebrações da entidade acontecem neste único dia, em um evento que acontece no Salão Votorões, do Küster Hotel, marcando o 16º ano da Academia.
Neste dia, o atual presidente, Nivaldo Passos Kruger, passará a medalha de presidente ao professor universitário Claudio César de Andrade, eleito por seus confrades para dirigir a ALAC no próximo biênio ao lado do médico dr. Gilberto Saciloto. O evento, além de marcar a posse da nova Diretoria, formada pelos confrades Luigi Chiaro, Terezinha Vaz, Zilma Dalla Vechia, Rita Carmago Caldas, Áurea Domigues da Luz, Márcio de Sequeira, Murilo Walter Teixeira e Bernadete Silva Mariani, dá posse tamebém aos novos conselheiros fiscais e consultivos: Luci Z. Jorgensen, José de Paula Bessa, Eliana Neto Fialho, Alcioly Gruber de Abreu, Nivaldo Passos Kruger e Maria Magadalena Nerone.
A entidade tem como meta, nesta gestão, qualificar sua produção acadêmica, ter maior representativo no que diz respeito ao debate cultural da cidade e, fazer da Casa Joaquim C. Teixeira, sede da ALAC e Instituto Histórico, um espaço presente na cultura de Guarapuava.
NOVO CONFRADE
Ao comemorar seus 16 anos, a ALAC receberá também seu mais novo confrade. Trata-se do médico dr. Edson Carlos Crema (na foto abaixo), que terá a honra de ocupar a cadeira de número 15, que pertencia ao saudoso dr. Frederico Guilherme Keche Virmond, tendo como Patrono, Frederico Guilherme Virmond Júnior.
O novo confrade, eleito por seus pares neste semestre, a exemplo do imortal dr. Frederico, tem ocupado papel destacável na propagação de uma medicina mais próxima do ser humano com a disseminação de palestras e publicações na área de uma medicina preventiva e pluralista.
HOMENAGEM
Ainda neste sábado de festa, os membros da ALAC farão uma singular homenagem ao professor Wilson Luiz Camargo (foto abaixo) conferindo-lhe a Medalha “Fortim Atalaia”, em reconhecimento à sua liderança no processo de criação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Wilson Camargo e sua equipe tiveram papel decisivo na consolidação da universidade e a ALAC, ao reconhecer este grande feito, "homenageia todos os protagonistas desta universidade pública de grande qualidade".
O novo presidente da ALAC, professor Claudio Andrade, convida a todos para o evento e destaca sua participação na presidência "como uma ‘grande oportunidade’ para colocar em prática ações de uma entidade resiliente que não pode ser vista como uma perfumaria, mas sim como defensora de pautas necessárias em defesa de nossa cultura e de nossa memória".