Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Começaram a ser instalados na zona rural de Guarapuava pontos de coleta seletiva, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Programa Jogue Certo. O objetivo é potencializar e aumentar a coleta seletiva na zona rural de Guarapuava. Estão sendo instalados 15 pontos de coleta nos distritos, incluindo vilas e assentamentos.
Ao todo, R$ 120 mil estão sendo investidos com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. "O intuito desses pontos de coleta é dar a destinação correta aos resíduos recicláveis que, por muitas vezes, são descartados de forma errada na área rural, evitando assim que o meio ambiente seja prejudicado", ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.
A iniciativa tem parceria de associações rurais que serão responsáveis por informar a Secretaria de Meio Ambiente quando o ponto estiver cheio de resíduos. O projeto também tem a parceira da Cooperativa Reciclasol, que receberá os resíduos para a separação e reciclagem, o que vai gerar mais renda para operadores ecológicos.
"A zona rural gera tanto resíduos recicláveis quanto a zona urbana. Por isso nós incentivamos essa separação e destinação correta, evitando assim a mistura com resíduos sólidos orgânicos no aterro sanitário. Separar e destinar corretamente significa mais vida útil ao aterro sanitário e, em contrapartida, mais saúde para a população", afirmou.
Já foram instalados pontos de coleta seletiva no Distrito do Guairacá, comunidades do Guavirova e Paiol de Telha e nos assentamentos Nova Geração e 13 de Novembro. Os outros 10 pontos ficarão prontos nos próximos meses.