22/08/2023

Governo amplia serviços durante as férias de verão

Policiamento também será reforçado no litoral

verao1

Operação Verão no litoral do Paraná (Foto: Jaelson Lucas ANPr)

O Verão Paraná começa nesta quinta feira, com ampliação dos serviços do Governo do Estado durante as férias de verão. Até o final do Carnaval, no dia 14 de fevereiro, cerca de dois mil e 500 profissionais do governo estadual vão reforçar no Litoral paranaense as ações nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo. No Litoral, o foco principal é na área segurança pública. Além de ampliar o número de guarda-vidas nas praias, o policiamento também será reforçado com as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e do Instituto Médico Legal. A atenção vai ser redobrada nos dias de maior fluxo de veranistas, principalmente na semana entre o Natal e o Ano-Novo, no Carnaval e nos fins de semana. O coordenador do Verão Paraná e chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel, conta que as forças de segurança já estão no litoral prontas para garantirem um verão tranquilo.

Além dos sete municípios litorâneos, também haverá reforço da segurança nos parques de Curitiba e na Costa Oeste do Estado. Pela saúde, haverá barracas com testes rápidos, aferição de pressão arterial e outros serviços básicos em postos de atendimento ao longo da orla. As unidades de atendimento e hospitais vão receber reforço nos quadros para que possam atender a demanda de pacientes. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), começa a divulgar os boletins de balneabilidade das praias nesta sexta (22). Os boletins vão ser enviados semanalmente, sempre às sextas, para orientar os frequentadores a evitarem os locais impróprios para banho. O órgão também vai ampliar a fiscalização das atividades de pesca no Litoral e de caça nas Áreas de Preservação Permanente.

A limpeza das orlas vai ser feita por equipes contratadas pela Sanepar. A coleta de resíduos das residências fica a cargo dos municípios, com o apoio do Governo do Estado. A Sanepar também instalou 55 duchas ecológicas em dez pontos fixos e dois itinerantes nas praias do Estado. A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo vai oferecer diversas atividades recreativas, esportivas e eventos especiais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.