O ator guarapuavano Alex Tietre faz uma carreira de sucesso no Rio de Janeiro. Ele deixou a cidade há sete anos, em abril de 2011, levando na bagagem a experiência acumulada durante o tempo em que atuou na Companhia de Teatro Arte e Manha, em Guarapuava. O agora também jornalista, deixa o palco e passa a atuar como diretor, roteirista e escritor. Atualmente, ele está dirigindo uma websérie chamada Audição, com crianças e adolescentes famosos, a maioria da Rede Globo. Audição deverá estrear em fevereiro de 2018, dirigido pelo guarapuavano e com atores da Malhação, A cara do pai, Valentins e outros.
“Já dirigi dois documentários, um sobre a Saara do Rio de Janeiro, prêmio de melhor documentário da Semana de Comunicação da Faculdade Pinheiro Guimarães, e também dirigi um documentário sobre HIV e as Informações online”.
O passo mais ousado de Alex Tietre desde que ele decidiu sair de Guarapuava para encarar a arte na Cidade Maravilhosa, será dado em março de 2018 com a estreia do seu filme “Paixão por Nikity”, num dos cinemas do Rio de Janeiro. O filme traz Victor Aguiar, dos filmes Meus 15 anos e Tudo por um popstar;, Julia Simoura, da novela Cúmplices de um Resgate, e uma atriz de Guarapuava que ele prefere, por enquanto, não revelar o nome. “Também dirigi um curta pela Universidade Federal Fluminense, pelo curso de cinema e áudio visual, texto da peça teatral Inocência, de uma das melhores dramaturgas da atualidade, a alemã Dea Loher, que veio ao Brasil, acompanhou as filmagens e adorou o filme. E criei recentemente uma página profissional chamada Paratores, no Facebook e Instagram, que já está com quase seis mil seguidores). https://www.instagram.com/paratorescoach/
Dizendo não querer mais atuar, para se dedicar apenas a escrever roteiros e trabalhar na direção, Alex Tietre já encara desafios nessa área. Ele escreveu o roteiro de um longa que ainda não pode ser divulgado, pois encontra-se em processo de reuniões com uma produtora.
Como pode ser observado o trabalho de Alex Tietre não para. Ele também prepara atores de Tá no Ar, com estreia marcada para janeiro na Globo, emissora na qual é prestador de serviço como coach dos atores.
Antes, porém, o guarapuavano foi protagonista do filme, Sélavy Rrose – um refugiado, que teve exibição no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no Festival de cinema 72 horas. “Também fiz participações em filmes e novelas; trabalhei em alguns comerciais, um deles tá sendo exibido em rede nacional atualmente, mas esses trabalhos não são mais a minha prioridade. Só trabalho como ator quando não tenho nenhum compromisso como diretor ou coach de atores”.