22/08/2023

Lote de leite condensado é proibido pela Anvisa

Produto já havia sido interditado preventivamente pela agência em todo o país em setembro do ano passado

leite-condensado

Três meses depois de ter sido vetado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um lote de leite condensado da marca Fazendeira agora está definitivamente proibido de ser vendido em todo o país. A decisão foi tomada após a empresa Baduy e Cia Ltda., com sede em Indaiatuba (SP), não apresentar uma contraprova à interdição da Anvisa em setembro do ano passado.

Na época, a agência reguladora proibiu temporariamente a venda após uma análise apontar a presença em excesso da bactéria Estafilococos Coagulase Positiva, que pode provocar vômitos, dor de barriga e mal-estar. O laudo emitido pelo Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro, foi contestado pela empresa através de uma nota pública, que afirmou ter feito uma nova análise do lote 0681 M1 em um laboratório de Minas Gerais. Na ocasião, a Baduy afirmou ter recolhido todo o lote interditado pela Anvisa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.