22/08/2023


Cotidiano

Procon registra 300 atendimentos em 10 dias

Atendimentos já tem aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2017

Procon-400x300

Paulo Lima, coordenador do Procon (Foto: Alencar Souza)

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Guarapuava, nos primeiros dez dias de atendimento em janeiro de 2018 registra um aumento de 25% no número de reclamações e denúncias, em relação ao mesmo período no ano passado. São 300 atendimentos nesse prazo.

De acordo com o coordenador do Procon, Paulo Lima, em 2017 o Relatório Anual de Atendimentos registrou 6.201 orientações nas áreas de alimentos, assuntos financeiros, consórcio, fiscalização, habitação, produtos, saúde, serviços e outros. Já em 2016, foram 6.060 orientações, aumento de 141 atendimentos. “O órgão é responsável por registrar reclamações formais, além de realizar inspeções em estabelecimentos comerciais, de ensino, agências bancárias e prestadores de serviços”.

O relatório de 2017 também apontou que o maior número de reclamações foi na área de serviços, somando 3.785 reclamações. Praticamente 80% eram sobre a deficiência no serviço de telefonia, envolvendo qualidade do sinal, interrupção, planos implantados sem solicitação, sumiço de créditos, entre outras. O segundo lugar ficou com a área de assuntos financeiros, totalizando 2.034 reclamações, nas quais se destacam os cartões de crédito, cobranças indevidas, venda casada de produtos e serviços oferecidos pelos bancos.

Na terceira posição do ranking de reclamações, está a área de produtos com um total de 728 reclamações. “Nessa área, a maior demanda está nos produtos que apresentam defeito e que infelizmente hoje não contamos com assistência técnica autorizada na cidade. Por não possuir as autorizadas, geralmente quando qualquer produto apresenta defeito, os consumidores recorrem ao Procon para ter acesso a esse serviço”, esclarece Paulo Lima.

Segundo ele, qualquer pessoa que se sentir lesada deve procurar o órgão, apresentando documentos pessoais e nota do produto, protocolo de atendimento, boleto ou qualquer registro que comprove vínculo com a empresa fornecedora.

SERVIÇO

O Procon de Guarapuava atende das 9 às 17h (sem intervalo para o almoço), no prédio do antigo Fórum Estadual, localizado na Rua Capitão Frederico Virmond, 1913, Centro. O telefone do Procon é (42) 3621-4592.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo