22/08/2023


Colégios de Guarapuava e região recebem recursos para obras

escolas

Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni com diretores (Foto: Divulgação)

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) de Guarapuava é uma das escolas que será totalmente reformada. O Centro abriga 1,8 mil alunos com idade entre 15 e 60 anos. A obra será executada com recursos liberados pelo Governo do Paraná para melhorias em cerca de 80% dos colégios da rede pública de ensino.

Das 2,1 mil escolas, 1,6 mil estão passando por reformas e vão começar o ano letivo com nova pintura, salas de aula, laboratórios, banheiros, rede elétrica e outras instalações restauradas.

Segundo a diretora do Ceebja em Guarapuava, Claudia Cristina Marcelino, o prédio foi construído há 31 anos e nunca passou por uma reforma tão ampla. “Nossa ideia é pintar o prédio inteiro, além de trocar a rede elétrica, reformar banheiros e portas. A comunidade está muito feliz com a notícia porque um prédio novo e reformado facilita o aprendizado e é um fator motivador para alunos e professores”, disse. Outros colégios de Guarapuava também serão reformados.

Coordenadas pelo Instituto Fundepar e com supervisão da Casa Civil, as obras estão sendo feitas através dos programas Escola 1.000, Renova Escola, Mãos Amigas e Reparo Rápido. O pacote é um dos maiores já lançados pelo Governo do Estado para atender a infraestrutura da rede de ensino do Paraná e também das Apaes.

AGILIDADE

Reunião em Irati (Foto: Divulgação)

Durante esta semana, o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni percorreu 11 municípios do interior para discutir com diretores escolares as principais demandas e autorizar obras em mais 25 colégios dos núcleos de educação das regiões Norte, Sudoeste e Oeste. Ele esteve em Guarapuava nesta sexta feira (19), acompanhado pelos deputados Artagão Junior (PSB) e Bernardo Carli (PSDB). A deputada Cristina Silvestri (PPS) foi representada pela assessora Viviane Siqueira Ribas.

As reuniões do secretário com diretores, professores e comunidade escolar do interior e da capital começaram no ano passado e o objetivo é diminuir burocracias e acelerar a execução dos programas.

“Os recursos foram disponibilizados pelo governador, que também exigiu celeridade. E a pressa é porque queremos começar o ano letivo com quase todas as nossas escolas reformadas. São muitas obras acontecendo ao mesmo tempo e isso exige um enorme esforço. Nosso objetivo final é oferecer uma infraestrutura adequada para professores e estudantes”, explica Rossoni.

EXEMPLO

Para Marlon Douglas Pires, que há 20 anos atua na educação pública do Paraná e há quatro coordena o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, o pacote lançado pelo governo vai entrar para a história. “Nunca tínhamos visto um programa tão grande e tão completo na educação do Paraná. É um marco e vai transformar a realidade educacional do nosso estado”, defende Pires.

Ele também destaca que os atuais programas permitem que diretores, professores e a comunidade definam quais são as prioridades de cada instituição de ensino. “Da forma como os programas são conduzidos atualmente há maior participação da comunidade. Hoje, quem faz isso são as pessoas que convivem com a escola e sabem onde o dinheiro será melhor empregado”, explica.

Também foram assinados os termos de adesão ao programa Escola Conectada, programa que vai disponibilizar novos computadores, impressoras e projetores para as escolas, além de proporcionar melhorias na rede de internet.

Uma das reuniões coordenadas pelo deputado Valdir Rossoni (Foto: Divulgação)

REPARO RÁPIDO

O Reparo Rápido beneficiará as seguintes escolas em Guarapuava e região:

Heitor Rocha Kramer, Manoel Ribas, Moacyr Julio Silvestri, Padre Chagas, Professor Amarílio, Dulce Maschio, CEEBJA Guarapuava; Segredo (Candói); Júlio Moreira, São José e Edite Cordeiro Marques e também lançamento da obra da construção do muro do Izabel F. Siqueira (Reserva do Iguaçu).

Valor a ser repassado: R$ 2.940.000,00.

ESCOLA CONCETADA

O programa Escola Conectada beneficiará os seguintes colégios:

CEC de Paz, CE Segredo (Candói); CE João F. Neves, CE Amarílio, CE Ana Vanda Bassara, CE Bibiana Bitencourt, CEEBJA Guarapuava, CE Cesar Stange, CE Padre Chagas, CE Dulce Maschio, CE Francisco Carneiro Martins, CE Visconde de Guarapuava, CE Heitor Rocha Kramer, CE Liane Marta da Costa, CE Mahatma Gandhi, CE Manoel Ribas, EE Moacyr Julio Silvestri, CEC Palmeirinha, CEC Dom Pedro I, CEEBEJA (Guarapuava); CE Procópio F. Caldas, CE Izabel F. Siqueira e CE Edite C. Marques (Pinhão).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo