22/08/2023


Há uma semana, turvenses estão peregrinando no “Caminho da Fé”

Seis moradores de Turvo estão percorrendo 320 quilômetros a pé, até Aparecida do Norte

peregrinos5

Nesta sexta feira (26) faz uma semana que seis moradores de Turvo estão percorrendo o “Caminho da Fé”, num trecho de 320 quilômetros que liga as cidades de Sertão e Aparecida do Norte.

Os peregrinos Jocinei Andrade, Laertes e Alaor Penteado, Marcia e Emanuele Halma e a professora Nelci saíram de Turvo na última sexta feira (19) e pretendem chegar ao seu destino até a metade da próxima semana. Hoje eles estão na metade do percurso, nas proximidades de Consolação.

“Se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, temos que ter fé e pode ter certeza que a vida terá um sabor novo, terá uma bussola que indicara a direção”, este o pensamento que uniu os peregrinos de Turvo e os motivou para a jornada.

PEREGRINOS

O “Caminho da Fé” é uma rota de peregrinação entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, que tem por objetivo chegar ao Santuário de Aparecida do Norte, em Aparecida (SP). O roteiro escolhido pelos turvenses tem 320 quilômetros e a previsão para completar o trajeto será de 12 dias. Emanuele está fazendo o trajeto de bicicleta, enquanto os outros seguem o percurso a pé.

Pelo WhatsApp, eles comentam a receptividade que têm por todas as cidades que passam. “Os peregrinos são muito bem recebidos em todas as cidades.Passamos com direito a missas e bênçãos especiais em todas as igrejas”, contam.

Um caso que chamou a atenção dos turveneses, ocorreu em Ouro Fino, na cidade que caracterizaram como “a cidade das igrejas barrocas e da estátua do Menino do Porteiro (imortalizado por uma música de Sergio Reis”. Lá, eles foram recepcionados por uma oferenda de frutas, estrategicamente posicionada pelos moradores à sombra de uma árvore.

CONFIANÇA

O que mais tem chamado a atenção dos peregrinos é a confiança que os donos das pousadas têm com as pessoas que passam por estes locais. Segundo eles, tudo é na base da confiança. “Não há controle. Os preços são acessíveis e temos total liberdade para lavar roupa e comer. O pagamento deixamos sobre a mesa, na manhã em que saímos da pousada, sem ninguém fazer a cobrança. Os peregrinos são respeitados”, afirmam.

As caminhadas dos peregrinos são diárias e os trajetos são pré definidos. A saída para os trechos diários ocorre sempre às 05h30.

A previsão é de cheguem a Aparecida do Norte na próxima terça feira (30).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo