22/08/2023


Seis consórcios nacionais e internacionais disputam obra de nova ferrovia

Segundo trecho vai de Guarapuava até Dourados (MS)

reunio_nova_ferrovia

Dezoito empresas compostas em seis consórcios nacionais e internacionais enviaram nesta terça-feira (30) propostas ao governo do Estado para fazer estudos de engenharia para construção de nova ferrovia, que ligará Dourados (MS) ao complexo portuário do litoral do Paraná.

A obra da nova ferrovia está dividida em dois trechos. O primeiro tem 400 quilômetros e liga o litoral do Paraná a Guarapuava. O segundo, com aproximadamente 600 quilômetros, vai de Guarapuava até Dourados (MS), passando por Guaíra, e conta com a implantação de 350 quilômetros de linha nova, além da reabilitação do trecho já existente entre Guarapuava e Cascavel. Hoje, apenas 20% da mercadoria que chega ao Porto de Paranaguá é transportada por via férrea

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a execução do projeto foi lançado no final de novembro pelo governador Beto Richa. O governo do Paraná terá, a partir de agora, aproximadamente 30 dias para avaliar propostas e selecionar os consórcios que estarão autorizados a realizarem o estudo.

O valor aproximado do estudo é de R$ 25 milhões e o custo estimado de construção da ferrovia é de R$ 10 bilhões. A nova ferrovia terá cerca de 1.000 quilômetros de extensão.

O prazo para apresentação de propostas ao projeto encerrou nesta semana e seis consórcios nacionais e internacionais mostraram interesse na elaboração do (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a estruturação da ferrovia.

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, falou sobre o sucesso do número elevado de propostas recebidas. “Num momento de crise nacional, o Estado ter recebido seis propostas de grupos brasileiros e internacionais para serem avaliadas demostra a credibilidade conquistada pelo governo”, disse.

Ele atribui o sucesso e a credibilidade do projeto junto ao mercado ao extenso trabalho interno do governo do Paraná na estruturação das questões técnicas e jurídicas.

 Na primeira fase, as empresas autorizadas deverão realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia. A partir da conclusão destes trabalhos o governo deve abrir uma licitação para a construção e concessão da linha.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo