22/08/2023



Cotidiano

“Forças no Esporte” vai atender 100 crianças e adolescentes em Guarapuava

imagem-15044

Da redação – O Tenente-Coronel Cesar Augusto Rosa de Araújo (foto), comandante do 26o. GAC, anunciou na manhã deste sábado (10), durante entrevista coletiva na Unicentro,   que o Projeto Forças no Esporte chega a Guarapuava.

A parceria entre o Exército Brasileiro e o Ministério do Esporte vai atnder 100 crianças e adoelscentes de 7 a 17 anos, três vezes por semana, durante oito meses, com atividades no contraturno escolar.

Para a seleção dos beneficiados o 26o GAC buscou a parceria da Secretaria Municipal de Ação Social. O projeto vai contemplar alunos de escolas públicas comprovadamente carentes, que estudem em colégios localizados nas proximidades do 26o GA, absorvendo também so 26 alunos que já são atendidos pelo projeto Pelotão Esperança em atividade no quartel desde a primeira gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko quando a Prefeitura iniciou essa parceria.

De acordo com o Tenente-Coronel Cesar Augusto Rosa de Araújo, o "Forças no Esporte" vai começar no dia 15 de abril.

O projeto integra o programa "Segundo Tempo", do Ministério do Esporte, que garante a prática de atividades esportivas e culturais durante meio período para alunos que vivem em situação de risco social.

Para a sua execução, o Ministério da Defesa assinou convênio com o Ministério do Esporte e, por meio dele, as três forças nacionais (Marinha, Aeronáutica e Exército) coordenam as atividades e cedem sua infra-estrutura e pessoal para o atendimento às crianças e adolescentes.

De acordo com o comandante do 16o GAC, os recursos financeiros para a compra de uniformes, material esportivo, transporte são fornecidos pelo Ministério do Esporte e por parcerias locais.

O objetivo do projeto, de acordo com o militar, é reduzir a exclusão e risco social de crianças e adolescentes, por meio da prática de esporte e de cultura ,além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras, aliadas ao equilíbrio emocional, civismo, disciplina, dedicação e ética.

As aulas serão teóricas e práticas. "Os professores e estagiários de educação física vão ensinar as origens do vôlei, por exemplo", disse o comandante do 26o GAC.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome participa do "Forças no Esporte" com o repasse de R$ 1,5 milhão. O recurso vai garantir o fornecimento de duas refeições diárias, três vezes por semana, durante oito meses a cinco mil crianças e adolescentes em todo o País. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo