22/08/2023



Educação

Unicentro assume o comando do projeto da Universidade Tecnológica

imagem-15109

Da redação – O projeto do campus da Universidade Tecnológica Federal ganhou um novo "status" depois que o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Vitor Hugo Zanette, colocou a estrutura da instituição à disposição. Nesta segunda-feira 12, em nova reunião na Prefeitura (foto), os professores da Unicentro (Pro-Reitoria de Planejamento) passam a ser responsáveis pelo projeto técnico do campus. E mais entidades, como Sindicatos dos Trabalhadores irão se agrupar ao movimento, por indicação do advogado Cesar Silvestri Filho.
O anúncio da Unicentro foi feito no sábado, durante entrevista do empresário Celso Goes (ancora do programa Cidade Aberta, na Cultura FM) com o Zanette e
Cesar Filho. No dia anterior, o deputado federal Cezar Silvestri, autor do projeto da Universidade Tecnológica, havia trazido a Guarapuava diretores da UTFPR de Curitiba para debater com a comunidade os encaminhamentos para instalação do campus.
Na ocasião, o prefeito Fernando Ribas Carli pediu que a reunião fosse transferida da Acig, que era o local anteriormente marcado, para o gabinete na Prefeitura Municipal. Carli aproveitou a "deixa" para anunciar sua disposição de desapropriar uma área de terra para construção do campus. Valendo-se disso, as emissoras de rádio pertencentes ao prefeito fizeram reportagens dizendo que o prefeito "coordenou" a reunião e que a única "coisa concreta" era o terreno anunciado. O local e o valor da área não serão revelados, segundo Carli, para "evitar especulação imobiliária".
No dia seguinte, o reitor da Unicentro sustentou que, se depender de estrutura, a Unicentro coloca um prédio e equipamentos para funcionamento imediato do campus. Nesta segunda-feira, após conversar com diretores da UTFPR, Zanette declarou à "Rede Sul" que a estrutura da Unicentro ficará disponível para o campus até o prazo de 1 ano, período que a Prefeitura de Guarapuava terá para fazer a desapropriação e a construção da sede definitiva.
Enquanto isso, o deputado Cezar Silvestri continua com as negociações junto à diretoria da Universidade Tecnológica em Curitiba e também no Ministério da Educação, para provisão do quadro de professores e funcionários, indispensáveis ao funcionamento do campus.
entidades e representantes da Prefeitura Municipal, foi aberta pelo deputado Cezar Silvestri para que os cursos a serem instalados possam ser amplamente analisados pela comunidade. Nesse sentido, Cesar Filho sugeriu que a comissão fosse encorpada por mais entidades representativas. A ideia foi aceita.
Nova reunião ficou marcada para o próximo dia 26.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo