22/08/2023


Pavimentação entre Mato Rico e Pitanga tem oito concorrentes

DER começa a analisar as propostas de preços

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(Foto: Divulgação DER/SEIL)

Mais um município paranaense que ainda não tem ligação asfáltica com a malha rodoviária vai ganhar 43,1 quilômetros de pavimentação. Oito interessados disputam a obra da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, na região Central do Paraná. Na quarta feira (21), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) abriu as propostas de preços de quatro empresas e quatro consórcios. O teto da licitação é de R$ 133,5 milhões, mas os descontos oferecidos sobre o valor máximo passam de 20%.
Agora, a comissão de licitação vai analisar se as propostas atendem aos requisitos do edital. Após a publicação do resultado no Diário Oficial os participantes têm prazo de cinco dias úteis para apresentar recursos administrativos. A previsão do DER é que as obras sejam concluídas em 24 meses após a emissão da ordem de serviço.
O investimento compreende a pavimentação da PR-239, tendo início no entroncamento entre a PR-466 e a PR-460, em Pitanga, passando por Barra Bonita e terminando no início da Avenida Central, em Mato Rico. Entre as obras previstas, estão a implantação de rodovia em pista simples, terceiras faixas, obras de terraplenagem, fundações de aterros, drenagem, paisagismo e melhoras ambientais.
A pavimentação vai beneficiar cerca de 35 mil moradores dos dois municípios, principalmente pequenos produtores e estudantes de Mato Rico, que chegam a levar mais de três horas para chegar até as universidades da cidade vizinha. “Uma obra muito importante. Uma região bastante carente do nosso Estado, justamente por conta das dificuldades de acesso. Quem mora ali vai a Pitanga para estudar porque as universidades ficam mais próximas. É uma região de pequenos produtores e o escoamento da produção é muito importante. Então, isso vai transformar significativamente essa região”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O asfaltamento da PR-239 é a primeira licitação internacional do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento total de R$ 1,4 bilhão.
Um dos principais objetivos é ligar cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha rodoviária do Estado. “O programa do BID leva muito em consideração essas questões voltadas ao lado social. Uma obra importantíssima para o desenvolvimento de uma região que nunca teve muitas oportunidades pela falta de infraestrutura”, enfatiza o secretário.

Cristina Esteche

Jornalista

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