22/08/2023

Série de imagens capta padrões de nuvens perto do polo sul de Júpiter

Seqüência de lapso de tempo do pólo sul de Júpiter

Esta série de imagens capta padrões de nuvens perto do polo sul de Júpiter, olhando para o equador do planeta. A nave espacial Juno da NASA tomou a sequência de lapso de tempo de cores aumentada em cores durante sua 11ª aproximação do planeta gigante de gás em 7 de fevereiro entre 7h21 e 8h01 da manhã PST (10h21 am e 11h01 am EST ). Na época, a nave espacial estava entre 85.292 a 124.800 milhas (137.264 a 200.937 quilômetros) das partes superiores das nuvens do planeta com as imagens centradas nas latitudes de 84,1 a 75,5 graus sul.

À primeira vista, a série pode parecer a mesma imagem repetida. Mas uma inspeção mais próxima revela pequenas mudanças, que são mais facilmente observadas comparando a imagem da extrema esquerda com a imagem da extrema direita. Diretamente, as imagens mostram Júpiter. Mas, através de pequenas variações nas imagens, eles indiretamente capturam o movimento da nave espacial Juno, novamente balançando em torno de um planeta gigante a centenas de milhões de quilômetros da Terra.

O cientista cidadão Gerald Eichstädt processou esta imagem usando dados do imagiador JunoCam.

Foto: Nasa 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.