22/08/2023

Guarapuava é o primeiro do PR a ter Centro de Apoio aos surdos

Anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Artagão Junior

44da139051f2ac19cd93982777943e7b

Guarapuava será a primeira cidade do interior do Paraná a ter o Centro de Apoio aos Surdos e aos Profissionais da Educação de Surdos (CAS). O anúncio foi feito nesta terça feira (06) pelo secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior. Segundo o secretário, o projeto vem sendo trabalhado há dois anos em conjunto com o chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, e com a secretária de Estado da Educação, Ana Seres Comin.

O Centro estará em vigor dentro de 15 dias e terá como sede o espaço do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebeja). O CAS terá como função orientar quanto aos serviços de apoio pedagógico complementar e suplementar no atendimento educacional especializado aos estudantes surdos e ofertar formação continuada aos profissionais da área. O atendimento aos alunos também será oferecido.

De acordo com o professor Marlon, o Centro atenderá 21 Núcleos de Educação somando um total de 577 alunos que serão atendidos em 346 escolas. Atualmente, Guarapuava conta com 15 profissionais tradutores intérpretes de Libras, sete turmas de ensino fundamental e médio em três colégios com a disciplina de Libras e 21 alunos surdos.  Em Guarapuava os colégios que prestarão o atendimento são: Visconde de Guarapuava e Carneiro Martins. Já em Candói o atendimento será no Colégio Santa Clara e em Pinhão será no Colégio Mario Evaldo Morski.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.