Guarapuava – O treinador da Seleção Brasileira de Katetê-do Tradicional, Luiz Tasuke Watanabe (foto), realizou palestras e apresentações em Guarapuava ontem (19), além de participar de alguns treinos. Watanabe – que também é membro da Comissão Técnica da Federação Internacional de Karatê Tradicional e coordenador internacional de arbitragem – veio à cidade a convite da Associação Kin de Karatê, sediada em Guarapuava.
“Uma nova direção assumiu o comando da Confederação Brasileira, então estamos realizando uma atualização técnica no Paraná. Ao todo, dez cidades do Estado serão visitadas”, informa Watanabe, que esteve pela última vez em Guarapuava a mais de dez anos.
Ele destaca que a prática do karatê aumentou consideravelmente nos últimos anos. “Hoje o esporte é praticado dez vezes mais do que há alguns anos. Também existem diversos estilos diferentes, o que comprova o crescimento do karatê”, observa. Watanabe ressalta que o esporte é praticado no mundo todo. “Digamos que apenas 10% dos atletas estejam no Japão. O karatê é forte atualmente em muitos países como Brasil, Itália e Alemanha, entre outros”, comenta.
Foto: Nagel Coelho/Rede Sul