22/08/2023

Programa de mobilidade para a área de Agronomia está com inscrições abertas até sexta

A Unicentro conta ainda com outros convênios e oportunidades para mobilidade internacional

brafagri3

Se encerram nesta sexta feira (16) as inscrições de um dos programas de internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes), o Programa Brasil França Agricultura (Brafagui ).

No último edital, a Unicentro foi contemplada com quatro bolsas voltadas para alunos do curso de Agronomia interessados em fazer parte da graduação numa universidade francesa. Quem conquistar as vagas receberá uma bolsa-auxílio mensal no valor de 870 euros. Além disso, outros benefícios estão previstos, como os custos de matrículas e mensalidades.

O chefe da Divisão de Programas Internacionais da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Miguel Bacheladenski, acredita que a experiência pode enriquecer a formação dos estudantes. “O aluno terá a possibilidade de ter contato com outras possibilidades de ensino, aprofundar o conhecimento em determinado objeto de estudo, conhecer diferentes perspectivas sobre este objeto de estudo. E, depois, no retorno, os outros acadêmicos e mesmo os professores ganham com o conhecimento e com a dinâmica que é trazida de outra Instituição”.

Quem concorda com Miguel é o acadêmico Juliano Burko, que participou do Brafagui entre setembro de 2016 e junho de 2017. “A gente tem a possibilidade de conhecer a realidade de um país desenvolvido, com um sistema de Ensino Superior um pouco diferente do nosso, onde temos a possibilidade de trazer isso para o nosso dia-a-dia, para as diferentes situações que são impostas”.

Os estudantes interessados em participar devem atender alguns requisitos: ser maior de idade; ter completado, pelo menos, vinte por cento da carga-horária do curso de Agronomia; e possuir proficiência no idioma francês. Os interessados podem obter todas as informações sobre os processos de inscrição, que só vai até sexta-feira (16), e seleção para o Brafagui na página do Escritório de Relações Internacionais (ERI). E se ainda ficou alguma dúvida sobre se vale a pena participar, o Juliano te ajuda a decidir. “Foi uma experiência incrível, em todos os aspectos, que possibilitou um desenvolvimento muito grande, tanto pessoal, quanto profissional”.

A Unicentro conta ainda com outros convênios e oportunidades para mobilidade internacional. Se você é aluno da Universidade e tem interesse em fazer um intercâmbio, é só procurar o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.