22/08/2023


Cotidiano

PM retira famílias que ocuparam a Estrela Guia

Quilombolas disseram que a ação foi isolada e que não houve nenhuma orientação para a ocupação

viatura

Viaturas em frente a área ocupada (Divulgação

As famílias que ocupavam a fazenda Estrela Guia, no município de Reserva do Iguaçu, deixaram a área e a Polícia Militar desobstruiu a entrada da propriedade rural. A ocupação aconteceu na segunda feira (26) quando cerca de 10 pessoas construíram três barracos no interior da área e avisaram a polícia de que outras famílias também entrariam no local. A PM de Reserva do Iguaçu disse ao Portal RSN que a ocupação tinha sido realizada por quilombolas que vivem à beira da estrada por mais de duas décadas e que protagonizam a demanda da Invernada Paiol de Telha. Porém, de acordo com João Trindade Marques, essa iniciativa de entrar na Estrela Guia, que pertence à Invernada herdada de ex-escravos, foi isolada e não seguiu nenhuma orientação da liderança.

A retirada das famílias aconteceu ontem, quarta (28), quando duas viaturas da PM e oito policiais liberaram o portão de entrada da fazenda e pediram que as famílias deixassem o local. A ordem foi cumprida sem nenhuma resistência.

Os quilombolas já venceram a causa da Invernada Paiol de Telha e agora aguardam a titulação da terra, agendada para 05 de abril.  Somente com a regularização da área é que a comunidade quilombola terá acesso a direitos básicos, como energia elétrica, financiamentos para produção e construção de casa, e inscrição em programas de extensão rural.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo