22/08/2023
Cotidiano Economia

Guarapuavano pretende gastar 2,5% a mais no presente de Dia das Mães

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio e considera números comparativos ao ano passado

COME´RCIO

O público de Guarapuava e região deve gastar 2,5% a mais neste Dia das Mães, comemorado em 13 de maio. A expectativa de aumento é em comparação ao mesmo período de 2017. A previsão é da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), que, em pesquisa, também revelou que 73,8% dos filhos devem presentear nesta data.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava e região (Sicomércio), Abrão José Melhem, o Dia das Mães para os comerciantes é reportado às vendas de Natal, com perspectivas animadoras de crescimento.

Segundo informações coletadas na pesquisa, os presentes considerados para compra são opções de vestuário, calçados, bolsas, perfumes, cosméticos, eletrodomésticos, objetos de decoração e joias. Eletrônicos, viagens, flores, jantares, almoços e chocolates também são considerados como possíveis aquisições para presentear as mamães.

Em termos de valores, três grupos são apontados na pesquisa, como intenção de gastos com os presentes. Os custos variam entre R$ 50 e 100 no primeiro grupo, R$ 101 à R$ 150 no segundo e R$ 151 à R$ 200 no terceiro. Mais de 5% das intenções apontam para valores acima de R$ 200.

Nesta que é a segunda principal data para o ramo em todo o país, o valor médio de gastos alcança o montante de R$ 103,85. Tal dado representa um aumento de 2,5% com relação à média do mesmo período, em 2017.

Para Abrão José Melhem, o número significa “portanto, um grande alento aos comerciantes, os quais terão substancial aumento nas vendas deste ano”.

OUTROS NÚMEROS

Em entrevista recente ao Portal RSN, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL), Mauro Cláudio Temoschko, declarou que o mercado empreendedor nacional vem de um momento de recuperação de crescimento com relação aos anos de 2015, 2016 e 2017, mas as perspectivas, inclusive locais, são de incertezas.

“O comércio vem de um momento difícil desde 2014. Tivemos uma melhora pequena em 2017, mas não temos expectativas de alcançar números de 2013, por exemplo. Esperávamos um crescimento em torno de 10% a 20% para Guarapuava, mas estamos vivendo um momento diferente aqui, pelo shopping. É um ponto de interrogação. Haverá uma divisão no potencial de vendas, é um caso diferente a expectativa local”.

Já para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Rudival Kasczuk, que também falou ao Portal RSN recentemente, a expectativa para a data, é positiva a nível estadual e ainda mais otimista, a nível local.

“O Dia das Mães é a segunda data comemorativa do ano em que o comércio mais vende, perdendo apenas para o Natal. Em números estaduais, a perspectiva de aumento com relação ao ano passado é de 2,9% a 3% nas vendas. Com a inauguração do shopping em Guarapuava, temos uma expectativa ainda melhor para os empresários da cidade”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.