22/08/2023


Educação

Inscrições para o Enem 2018 começam nesta segunda feira (7)

Candidatos terão até 18 de maio para se inscrever pelo site do Exame

enem

A partir desta segunda feira (7), os candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem realizar sua inscrição. Até o próximo dia 18 de maio, os estudantes devem acessar a página do participante, no portal do Inep e cadastrar suas informações.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve informar os números do CPF, do documento de identidade e cadastrar uma senha pessoal para o Enem 2018. Além disso, número de telefone e endereço de e-mail também devem ser inseridos. É por meio dessas informações, que o Inep enviará as informações e avisos necessários.

Durante o processo de inscrição, o estudante deve informar eventuais necessidades de atendimentos especiais, informar a escolha do município para realizar o Exame 2018, bem como sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Neste ano, o valor da inscrição do Exame é de R$ 82. Candidatos concluintes do ensino médio em escolas da rede pública são isentos do custo. Para os demais, o valor da taxa deve ser pago até 23 de maio, em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos correios, em todo o país.  Vale destacar que os candidatos que tiveram a aprovação da isenção da taxa, solicitada no período de 2 a 15 de abril, também devem se inscrever.

Assim como no ano passado, as provas do Enem 2018 serão realizadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Com o resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes podem se candidatar para vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo